Dia da Àrvore 21 de Setembro de 2017
Técnica: pintura e colagem
"Que o amor transborde feito ipê amarelo quando floresce."
Semana Mundial do Meio Ambiente
Atividade realizada com papel reciclado
22 de Março Dia da Água
2017
Atividade de Páscoa: Coelhinho com molde das mãos
Novembro/2014
Cultura Afro-Brasileira
Cultura Afro-Brasileira é o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura Africana desde o tempo do Brasil colônia até a atualidade.
Comemora-se no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra a escolha dessa data é pelo fato que no dia 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi o líder do Quilombo dos Palmares.Zumbi foi um grande guerreiro que lutou e morreu pela libertação de seu povo. O dia da Consciência Negra é um momento de reflexão e de conscientização da importância da cultura negra na formação de nosso país.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela
No mês de novembro trabalhei nas aulas de ensino religioso e literatura textos como: preconceito, resgate da cultura negra e dia da consciência negra.Na disciplina de artes desenvolvemos o trabalho com a galinha d' angola.
O primeiro trabalho foi com sulfite e tinta guache o desenho da mão que se transforma na galinha. O outro trabalho foi a modelagem da galinha d' angola com argila.
Contei a história da Bruna e a galinha d' angola antes de trabalhar com a galinha feita com argila.
Mandala
A Mandala é um elemento milenar cujo significado comum é o bem com a vida e com o que nos rodeia. podem ser figuradas baseadas em geometria sagrada, com a utilização de símbolos, desenhos, cores, números e palavras. Podem vibrar de fora para dentro e dentro para fora. A sua designação vem do sânscrito e significa centro e circunferência. São também conhecidas como círculo sagrado ou mágico. Agradáveis de contemplar, prendem o olhar com suas formas e cores, causando sensação de harmonia e paz.
Utilização
No tempo atual são utilizadas por psicólogos como método de terapia, uma vez que ajuda a fixar a concentração e aquietam os pensamentos. Carl Jung relacionou as mandalas a "movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza".
Também servem de instrumento de meditação remetendo ao nosso próprio centro ou seja ao nosso próprio centro ou seja ao nosso interior.
Criar a nossa própria Mandala (mandala pessoal) ajuda abrir o canal para conteúdos internos, no fundo chegar a temas pessoais que nunca pensaríamos ser capazes de alcançar e que nos possibilitam algum equilíbrio.
Fonte: http://universodasmandalas.blogspot.com.br/2012/04/mandala-mandala-e-um-elemento-milenar.html
Fazendo uma Mandala
Trabalhei com a pintura da Mandala enfocando os seguintes conteúdos:
- Conhecer as formas geométricas.
- Associar mandalas com obras abstratas
- Conhecer as cores
- Conhecer técnicas diversas
- Estudar a História da Mandala.
- Conhecer as formas geométricas.
- Associar mandalas com obras abstratas
- Conhecer as cores
- Conhecer técnicas diversas
- Estudar a História da Mandala.
Os modelos das Mandalas. Escolhi um modelo para cada turma.
Essa foi realizada pelo 3° Ano
4° Ano
5° Ano
Pintura da Mandala.
Amei!!! Todos capricharam!
Outubro/2014
Vamos fazer um cata-vento?Para comemorar o dia das crianças confeccionei um cata-vento com os alunos.
Vamos aprender?
Material utilizado:
- Sulfite
- Tesoura
- Lápis
- Cola
- Taxinha
- Palito de madeira
Modo de fazer:
Recorte o quadrado.
Pinte bem colorido os dois lados.
Recorte as quatro linhas da parte de dentro do cata-vento.
Leve as quatro pontas marcadas com uma bolinha para o centro e fure com a taxinha primeiro o papel, depois fura o palito.
E está pronto o seu cata-vento.
Esse cata-vento retirei da internet e colei figuras da turma da Mônica. Os alunos adoraram!!!!
Pintura
Ele pronto!!!
Pronto! Agora é só sair por aí correndo e fazendo o cata-vento girar!
Outubro/2014
Continuando o trabalho com o pintor Vincent Van Gogh dessa vez a obra escolhida foi O Quarto em Arles, esta obra retrata o quarto em que Van Gogh viveu em uma pensão na cidade de Arles na França. O pintor fez três versões do seu próprio quarto na casa amarela.Segundo o artista a obra era para representar a sensação de repouso e descanso. Esta pintura também reflete a solidão e a espera por seu amigo Paul Gauguin.
Para minha surpresa quando comentei com a supervisora Keila do trabalho que iria realizar ela mostrou o quarto em miniatura que tinha na escola, feito pelo esposo da professora Rosana. Utilizei nas aulas com os alunos e enriqueceu mais a atividade desenvolvida.
O Quarto em Arles - miniatura
O quadro - O Quarto em Arles de Vincent Van Gogh (1888)
O trabalho realizado na sala de aula foi a análise da obra O Quarto em Arles, analisamos as cores que ele utilizou e o sentimento de solidão que Van Gogh sentia e que demonstrou no seu quadro.
Assistimos um vídeo sobre a vida de Van Gogh que ensinava fazer o quarto. Na sala fizemos a dobradura do quarto e com uma folha impressa pintamos os móveis e colamos.
O vídeo mostra um pouco da vida de Van Gogh e Rita Soares ensina a fazer um quarto em alto relevo.
Folha com os móveis do quarto
Alunos realizando o trabalho. No vídeo vocês encontram o passo a passo para realizar essa atividade.
O Quarto em Arles feito pelos alunos.
Não preciso contar que foi uma menina que fez rsrsr
Sugestão
Para quem tem curiosidade em conhecer a vida de Van Gogh existe uma série de livros e filmes sobre sua vida, esse pintor genial despertou grande curiosidade de historiadores e roteiristas. Vou deixar como sugestão o filme "Sede de Viver" adaptado do livro Lust For Life que é um filme maravilhoso. Sede de Viver de Vincent Minneli demonstra a trajetória do artista em seus momentos de ruptura as imagens de seus quadros são usados para intensificar as cenas.
Setembro/2014
Releitura de obra: Os Girassóis de Vincent Van Gogh
Para realizar a releitura de obra: Os Girassóis de Vincent Van Gogh primeiramente trabalhei com a biografia do pintor. Para os alunos entenderem as suas telas que refletiam a sua vida e os seus sentimentos.
Foi difícil explicar por que um pintor genial como Van Gogh vendeu um quadro em vida e hoje seus quadros valem milhões de dólares,só foi reconhecido após a sua morte. Enquanto a isto ele profetizou: "Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis.Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta". As suas crises de depressão e solidão que muitas vezes retratou nos seus quadros com sua pintura expressiva e suas pinceladas rápidas. Van Gogh que não suportou mais viver e aos 37 anos resolve tirar a própria vida com um tiro no peito.
Autorretrato de Van Gogh 1889
Os Girassóis
Os Girassóis foi a obra que escolhi para trabalhar com o gênio da pintura mundial Vincent Van Gogh. Os girassóis eram um tema recorrente das pinturas de Van Gogh, sendo 7 quadros no total. Amarelo era a sua cor favorita, esse é um dos motivos que ele pintou tantos quadros com a flor, para poder utilizar a cor que mais gostava.
Os Girassóis,1889
Analisamos o estilo e técnica que o pintor utilizava. Após a observação do quadro foi feito um momento de reflexão sobre as sensações que as cores nos propiciam e a relação das cores com os sentimentos.
Escolhi uma técnica para cada turma o terceiro ano trabalhou com os palitos e a tinta guache, quarto ano com tinta guache e sementes de girassol e o quinto ano com a técnica de crepom tinta guache e sementes de girassol.
Turma do 3° Ano
Eles adoraram!!
Trabalho realizado pelo 4° Ano
Parabéns alunos do 4° ano !!!
Turma do 5° Ano
Ficou lindo!!!
Mural do 5° Ano
Mural do 3° e 4 ° Ano
Parabéns alunos pelo empenho e dedicação. Os trabalhos ficaram lindos!!!!!
Julho/2014
Copa do Mundo 2014 no contexto escolar
Esse ano foi solicitado pela SEMEC que a disciplina de artes realizasse atividades envolvendo a temática Copa do Mundo 2014. As crianças adoraram, pois estavam super envolvidas e empolgadas com a copa no Brasil, com seus álbuns de figurinhas e sua torcida para nossa seleção.Infelizmente não foi dessa vez, mas ainda terão a oportunidade de ver muitas copas serem realizadas.
Abordei vários temas na sala de aula como:
- Hino Nacional e o seu significado
- Bandeira do Brasil
- Bandeiras dos países que participaram da copa
- Como nasceu a Copa do Mundo?
- Quem foi Charles Miller?
- Atuação do Brasil nas copas
- Nome dos países que participaram da copa
- Mascote " Fuleco"
Esses trabalhos foram realizados na Escola Municipal São José.
Caricatura reproduzida pelo professor Aramis e seus alunos do CAEDV
Professor Aramis é um artista!
Ficou Show!
Decoração da escola feita pelo professor Aramis e professores do CAEDV
Trabalhos realizados na disciplina de artes sob minha orientação.
Bandeira do Brasil
Colagem com Crepom
Trabalho realizado pelos alunos do 3° Ano
Deu trabalho mais ficou lindo!
Mural com as bandeiras do Brasil
Conhecendo os países que participaram da copa 2014
Técnica mosaico e colagem
Bandeira da Espanha
Bandeira da Argélia
Mural realizado pelos alunos do 5° Ano
Lindo trabalho!!
Mascote da copa Fuleco. Material utilizado garrafa pet e tinta plástica.
Visita realizada ao Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Exposição dos trabalhos sobre a copa 2014 realizados por todas as escolas municipais de Guarapuava.
Turma do 5° Ano
Espero que tenham gostado!!
Fevereiro/2014
Professora "Arteira"
Esse ano virei uma professora "arteira" rsrs, deixa eu explicar. Depois de seis anos trabalhando com regência de turma e laboratório de informática aceitei um novo desafio trabalhar com a disciplina de artes, acredito na importância dessa disciplina e a responsabilidade do professor como mediador valorizando a arte a produção e a criatividade dos seus alunos.Proporcionando aos seus alunos conhecimentos como meio de ampliar, difundir e adquirir técnicas, conhecimentos e estilos de artes.
Tarsila do Amaral
Acompanhando o planejamento curricular para o ensino de artes que contempla o conhecimento dos autores e suas obras escolhi começar trabalhando com a brasileiríssima Tarsila do Amaral.
Tarsila do Amaral que expressou como poucos a cultura brasileira com as suas cores "caipiras" como gostava de chamar. Retratava paisagens o cotidiano e temas sociais do Brasil.
Comecei trabalhando com sua biografia e depois com apresentação de suas obras. Esses foram os livros que apresentei para os alunos que falam sobre a vida e as obras de Tarsila.
Tarsila, menina pintora
Encontro com Tarsila, que mostra sua biografia.
Tarsila e o papagaio juvenal, que abordava de forma lúdica a sua pintura "O vendedor de frutas"
Os alunos conheceram três obras de Tarsila que foram reproduzidas:
Auto Retrato
Abaporu
Ovo ou Urutu
Os alunos escolheram uma das obras apresentadas para reproduzirem nos seus cadernos.
Alguns dos desenhos dos meus pequenos artistas. Ficaram lindos!!!
Trabalhei no Multimídia um vídeo de sua vida e obra. Com o livro Tarsila e o papagaio Juvenal conhecemos a sua obra "O vendedor de frutas". Com essa atividade explorei o uso das cores "caipiras" e o retrato do povo brasileiro que Tarsila demostrava em suas obras.
Apresentação no multimídia
Os alunos usando as cores "caipiras"
O vendedor de frutas
A realização deste trabalho foi satisfatória, já que envolveu os alunos na descoberta da vida e obra dessa grande pintora brasileira Tarsila do Amaral.
Percebi que com esse trabalho os alunos compreenderam melhor as suas obras e se encantaram com as histórias de sua vida e de suas obras, como o Abaporu que surgiu de um sonho e de suas memórias das histórias que ouvia quando era criança.
Os alunos procuraram conhecer mais Tarsila, emprestando os livros da biblioteca e me contavam sobre as suas descobertas.Outro ponto importante para o desenvolvimento do trabalho foi em relação ao envolvimento dos alunos com a arte, percebi o quanto eles apreciam essa disciplina.
Projeto- Centenário de Vinícius de Moraes
No decorrer do ano de 2013 participei de um projeto proposto pela escola sobre o centenário do grande escritor Vinícius de Moraes. As atividades foram realizadas com a minha turma do 4° ano C da Escola Professora Carlita Guimarães Pupo.
Comecei trabalhando a biografia de Vinícius de Moraes utilizando leituras de textos,vídeos e apresentação da linha do tempo no multimídia.
Com o livro a Arca de noé com 32 graciosos poemas os alunos conheceram os poemas e ficaram encantados.Escolheram alguns para trabalharmos em sala de diversas formas que vou apresentar agora.
Poesia: As Borboletas, de Vinícius de Moraes
AS BORBOLETAS
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
Os alunos adoraram essa poesia, realizaram a dobradura de tulipa para fazer as asas da borboleta desenharam e pintaram o seu corpinho.
Decoraram os versinhos para recitar para os colegas e familiares convidados para culminância do projeto.
Lindo!!!
A turminha recitando o poema. Ficou show!!
A Galinha d' Angola
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confusão
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
Até ter dor de barriga
Ela é uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Com a poesia Galinha d' Angola assistimos um vídeo.A atividade que os alunos realizaram foi a pintura da mão com tinta guache preta para fazer o corpo da galinha e colaram bolinhas de papel crepom branca para imitar suas pintinhas. Realizamos na folha sulfite e depois na calçada da escola.Eles amaram essa atividade.
Vídeo: A galinha D'Angola
Pintura da galinha no sulfite
Mural na sala com o trabalho da turma
A professora também coloca a mão na massa ou melhor na tinta rsrs
A nossa calçada pronta. O que acharam?
A CASA
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
Todo mundo conhece a famosa poesia/música "A casa" os alunos sabiam na ponta da língua, foi uma delícia trabalhar com essa poesia. Os alunos confeccionaram casinhas com material reciclado para expor na culminância do projeto.
Pintando as casinhas
Todas as turmas da escola estavam envolvidas no projeto, agora vou mostrar alguns dos trabalhos realizados pelos alunos e professores.
Parabéns pelo empenho e dedicação de todos, os trabalhos ficaram lindos!
Vinícius de Moraes feito com material reciclado 5° Ano A
As Borboletas - Ed. Infantil A
A casa - 3° Ano A
O Pato- 3° Ano B
Leão - 4° Ano A
A Foca 4° Ano B
5° Ano A - Aquarela
5° Ano C
Espero que tenha gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário